sábado, 14 de junho de 2014

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - TORRE DE HANOI

TORRE DE HANOI

A Torre de Hanói é um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, onde em um deles, o número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo.
            O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação.
     

             Objetivos
·         Construir o desenvolvimento da memória;
·         Desenvolver o raciocínio lógico;
·         Aprimorar a coordenação motora fina.
     
      Sugestão de intervenção do professor
            Além de exemplificar o objetivo do jogo, valorizar a criatividade do aluno, a partir do momento que a procura pela solução é desenvolvida de forma livre.
            A oportunidade também pode ser aproveitada para: trabalhar contagem, ordem crescente e decrescente.


DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - STOP DA MATEMÁTICA

STOP DA MATEMÁTICA


O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras.
Organiza-se a turma: a brincadeira pode ser individual ou em grupos de quatro.

O professor poderá dizer o número que sorteou ou que jogou no dado. Cada criança ou grupo diz stop que com o número pensado serão realizados todos os cálculos. Quem terminar primeiro diz stom fizer todas as operações e a soma total da linha

 OBS.: O professor deverá tomar cuidado ao formar os grupos pra que sejam o mais homogêneo possível, pois não funciona um aluno muito rápido com outro muito lento.
O grupo deverá conferir os resultados com os integrantes, sendo que resposta correta vale 10 pontos e resposta errada, zero.
Somam-se os pontos e colocam-se os resultados no total, sendo somados aos final de todas as rodadas.
Pode-se fazer folhas envolvendo as quatro operações, ou somente adição, ou multiplicação, tudo conforme o conteúdo trabalhado.

OBJETIVOS

- Desenvolver linguagem oral, escrita
- Exercitar as operações
- Ampliar o desenvolvimento do raciocínio lógico
- Socializar e descontrair os aluno

OBS
Os desdobramentos nas aulas de matemática podem ser planejados e poderá existir mudança de critério de um jogo para o outro conforme o nível de compreensão da turma.




DIDÁTICA DA MATEMÁTICA- PROF NARA - MONKIRI

MONKIRI

Objetivos:
- Desenvolver a arte de dobraduras e recorte para fazer desenhos;
-Enumerar características dos Monkiri;
-Apresentar diferentes padrões e regularidades para desenhos que formam Monkiri;
-Identificar as aplicações dos Monkiri na Matemática;
- Produzir Monkiri.

Materiais: Papel, Lapis, Borracha, Tesoura.

Metodologia
Com o papel ofício, o professor faz algumas dobraduras mostrando passo a passo e  em seguida faz alguns recortes abrindo  o papel para ver os desenhos criados. Os alunos farão suas próprias criações elaborando conceitos das formas de recortar, identificando suas características a cada etapa da construção do Monkiri.




DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - TANGRAM

TANGRAM

Um chinês chamado Tan deixou cair uma tábua quadrada de argila, a qual teria se partido em sete pedaços. Enquanto tentava juntá-los para formar novamente o quadrado, teria composto várias outras formas.
O desafio do quebra-cabeças é recompor estas formas mudando as sete peças de posição.

Atividade:

  • Com duas peças construa:
    Um quadrado
    Um paralelogramo
    Um triângulo
    Um trapézio. 
  • Com três peçasconstrua:
    Um triângulo
    Um retângulo
    Um trapézio
    Um paralelogramo 
  • Com três peças triangulares
    (peças 1, 3 e 4):
    Construa um quadrado.
    Transforme o quadrado em retângulo.
    Transforme o retângulo em triângulo.
    Transforme o triângulo em paralelogramo.
  • Com quatro peçasconstrua:
    Um quadrado
    Um retângulo
    Um trapézio
    Um paralelogramo 
  • Com cinco peças construa:
    Um quadrado 
  • Construa com todas as peças:
    Um triângulo retângulo
    Um trapézio
    Um paralelogramo
    Um quadrado
    Dois quadrados congruentes.
    Dois polígonos de 6 lados como os da figura abaixo: 

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - CAMA DE GATO DINÂMICA

CAMA DE GATO DINÂMICA

Colocar os alunos sentado à vontade no chão em uma roda e dizer que quem estiver com o rolo de cordão será o primeiro, para quem ele for deixar rolar o cordão será o segundo, e todos que forem pegando o rolo terá que segurar o cordão e irem passando para o  terceiro e assim por diante.

                OBJETIVO
- identificar os números
- fazer sequência numérica

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - CAMA DE GATO DOS DEDOS

CAMA DE GATO DOS DEDOS

Corte um pedaço de barbante e amarre as duas pontas. Coloque as duas mãos dentro do círculo e estique o barbante deixando os cotovelos dobrados e os braços paralelos, formando um retângulo. Este retângulo precisa estar apoiado logo acima dos nós dos dedos, quase nas pontas. O polegar fica de fora. Depois, sem mexer na posição dos barbantes – use o polegar para ajudar a segurá-lo – leve a mão direita até a esquerda passando-a por baixo da lateral do barbante, de modo que ele faça a volta entre os dedos. 

            Faça o mesmo com a mão esquerda. Depois coloque o dedo médio por baixo dessa linha que se formou na palma da mão oposta e estique-o novamente. Em cada lateral do retângulo se formará um X. A partir daí os jogadores se revezam na tentativa de retirar o barbante da mão do outro sem desmontar o retângulo principal.


                OBJETIVOS

                - trabalhar atenção, coordenação motora, paciência







DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - HOMOTETIA E PERSPECTIVAS

HOMOTETIA E PERSPECTIVAS
É a ampliação ou a redução de distâncias e áreas a partir de um ponto fixo.
Uma homotetia preserva:
·         os ângulos,
·         as razões entre os segmentos de reta e
·         paralelismo.

OBJETIVOS
- permitir o desenvolvimento de trabalhos sobre perspectivas.
- O objetivo desta proposta é justamente provocar e desafiar o olhar do aluno para as formas e a arte.


ATIVIDADE

Trabalhar uma figura geométrica a partir de um ponto inicial e solicitar que a criança aumente ou diminua o desenho sobre a mesma perspecitva.



DIDÁTICA DA MATEMÁTICA- PROF NARA - GEOMETRIA DOS CANUDOS

GEOMETRIA DOS CANUDOS

Objetivos: Que o aluno seja capaz de:
- Reconhecer as Figuras Planas conforme a quantidade de lados (Polígonos e sua Classificação);
- Construir os Polígonos Regulares em 2D da Geometria Plana;
- Construir outros Sólidos Geométricos em 3D da Geometria Espacial.

Materiais:

Canudos, Fio de Nylon, Papel, Cola ou Durex.

Metodologia:

Professor constrói um Polígono Regular com canudo e fio de nylon, demostrando como iniciar a construção e como finalizar  (dando nó nas pontas do fio de nylon),  passando o conceito dos Polígonos Regulares e sua Nomenclatura quanto ao número de lados. Passa o exemplo de Polígonos de 3 lados chamado de Triângulo, fazendo observação que os Triângulos podem ser construídos com ( 3 lados iguais - cham-se Equilátero, 3 lados diferentes - chama-se Escaleno, 2 lados iguais e 1 lado diferente -chama-se Isósceles).
Após passa exemplo de Polígonos de 4 lados chamado de  Quadriláteros (Quadrado, Retângulo, Losango, Trapézio) e assim por diante (5 lados - Pentágono, 6 lados -Hexágono, 7 lados - Heptágono, 8 lados - octógono, 9 lados - Eneágono até o de 10 lados - Decágono)

Com os materiais distribuídos solicitar que os alunos construam os polígonos quanto ao número de lados(um exemplo de cada um), após colar e folha ofício e identificá-los (Podendo trabalhar números de vértices em aulas posteriores).

Outros Planejamentos com Geometria dos Canudos (Construção de outros Sólidos Geométricos em 3D)
- Através de um Polígono Regular construídos  anteriormente, professor deverá mostrar a construção de um sólido geométrico em 3 dimensões (chamamos de Geometria Espacial). Ex; Através de um triângulo construir uma Pirâmide de base triangular, após Pirâmides de base (Quadrangular, Pentagonal, etc). Em seguida solicitar que os alunos construam outros Sólidos Geométricos e 3D. ex: Cubo, Paralelepípedo, etc.

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA- RECEITA MASSA MODELAR

RECEITA MASSA DE MODELAR

Ingredientes:

• 2 xícaras de farinha de trigo;
• meia xícara de sal;
 
• 1 xícara de água;

• 1 colher de óleo;

A própria criança poderá fazê-la. Basta juntar todos os ingredientes e amassá-los. Se quiser colorí-la, acrescentar tinta guache da cor desejada. ( a quantidade de tinta fica de acordo com a tonalidade desejada, vá dosando até chegar a cor ideal...)
Usar uma receita simples para que possa utilizar medidas diferentes
Ex: 1 xicara de farinha (usar uma colher para encher a xícara) e ir perguntando para a criança quantas colheres encheria a xícara.
Depois na hora de trabalhar a massa, explorar leve e pesado

OBJETIVOS

- Trabalhar medidas de capacidade e massa
- estimativas de grandezas
- resolução de problemas através de perguntas do professor
-Criatividade, Motricidade, Controle da força muscular,
- Aquisição de conceitos: constância da massa, causa e efeito, 
- Atenção, concentração...

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - FRACTAIS

FRACTAIS (Geometria, Arte, Simetria, Fração)


Objetivos:
-Desenvolver e ampliar o conceito de simetria;
-Apresentar os diferentes padrões e regularidades para desenhos que formam  fractais;
-Enumerar características dos fractais;
-Identificar as aplicações dos fractais na matemática;
-Produzir  fractais.

Materiais:  Papel, Tesoura, lápis, régua.

Metodologia:
Ampliar o conceito de simetria para execução dos recortes em papel através de um exemplo construído em sala de aula para os alunos visualizarem, após permitir que os próprios alunos elaborem conceitos a respeito dos fractais, identificando suas características e criações. Tendo sido compreendido o conteúdo trabalhado propor aos alunos produções criativas de outros fractais com orientação das etapas a serem seguidas, marcando, recortando e mostrando as etapas para a formação dos fractais,.. Após os fractais podem ser expostos  entre os alunos.

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - JOGO DO NUNCA

JOGO DO NUNCA


JOGO nUNCA

Jogo pedagógico podendo começar do Nunca 2, depois Nunca 3 e assim sucessivamente até Nunca 10.
Determinar um número inicial de contagem. Ex:23
Determinar a ordem dos canudo: brancos, amarelo, rosa, verde e azul

Nunca 2: Nunca 2 palitos da mesma cor pode ficar no jogo.
Trocar 2 brancos por 1 amarelo
Trocar 2 amarelos por 1 rosa
Trocar 2 rosas por 1 verde
Trocar 2 verdes por 1 azul
B = 1
Am = 2
R= 2+2=4
V=4+4=8
Az=8+8=16

Vai sobrar 1B, 1Am, 1R, 1A= 1+2+4+16=23

Nunca 3: Nunca 3 palitos da mesma cor pode ficar no jogo.
Trocar 3 brancos por 1 amarelo
Trocar 3 amarelos por 1 rosa
Trocar 3 rosas por 1 verde
Trocar 3 verdes por 1 azul
B = 1
Am = 3
R= 3+3+3=9
V=
Az=
Vai sobrar: 2B, 1Am, 2R= 1+1+3+9+9=23
Objetivos:
·         Retomar bases de contagem.
·         Registrar quantidades em base 2,3, 4, 5,6, 7, 8, 9 e 10
·         Adquirir o conceito de valor posicional dos algarismos
·         Analisar o registro de um jogo.

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - BOLICHE DOS NÚMEROS COM ÁBACO

BOLICHE DOS NÚMEROS COM ÁBACO

Consiste em deixar as garrafas pet identificadas com números de 1 a 9.
Cada time possui um Ábaco para contabilizar as garrafas que caíram em cada jogada.
Um jogador de cada time deve tentar derrubar o maior número de garrafas pet arremessando a bola.
OBJETIVOS
- Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.
Desenvolver noções de quantidade e seqüência numérica.
- Se familiarizar com os numerais e em seguida, ao jogar, incentivar  a contagem do número 

DIDÁTICA MATEMÁTICA - PROF NARA - JOGO DA VELHA DOS BICHOS

JOGO DA VELHA DOS BICHOS

Usar uma folha com 3 linha e 3 colunas com desenhos de frutas.
Cada quadradinho terá 1, 2, 3, 4 até cinco frutas para contagem
Distribuir 5 fichas para cada jogador de cores diferentes
O jogados que fizer uma linha ou uma coluna primeiro ganhará o jogo.

OBJETIVOS

- Trabalhar estratégias para fazer a linha ou a coluna e impedir que o outro jogador ganhe faça primeiro
- Realizar operação de soma








´DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - GEOMETRIA DAS COLAGENS

GEOMETRIA DAS COLAGENS


                Geometria das Colagens – a Arte de Escher
                           Escher é um grande artista moderno, admirador das formas e da transformação que            procurou representar construções impossíveis, inúmeros padrões geométricos, além de provocar             o observador uma verdadeira confusão mental com suas brilhantes ilusões de óptica.

              OBJETIVOS
                   - provocar e desafiar o olhar do aluno para as formas e a arte.
                   - estimular, desenhar, recortar, colar, imprimir, pintar, cantar, improvisar, etc
                   - identificar:  Simetria, Reflexão, Rotação, Translação, Paralelismo e Perpendicularismo de                Polígonos(Figuras geométricas regulares) nas transformações geométricas (isometrias)
                   - trabalhar  tonalidades de cores, preenchimento regular do plano, exploração do infinito para               padrões geométricos (fragmentações, mosaicos)

A arte de recortar e colar - Oficina

É extremamente importante que as crianças, na fase inicial da aprendizagem, sejam estimuladas ao máximo para desenhar, recortar, colar, imprimir, pintar, cantar, improvisar, dançar, etc. e, nesta oficina de “Recorte e Colagem”, daremos algumas dicas pra facilitar o seu trabalho no dia a dia da sala de aula

Dicas para recortar e colar

1) Utilização da tesoura
.
  • Nunca se ausentar do local onde as crianças estejam utilizando tesoura e cola. Ter atenção aos materiais que serão manuseados, exemplo: não oferecer botões e objetos que possam ser engolidos pelas crianças. Se necessário, redigir um combinado do que "pode e não pode" fazer durante as aulas, principalmente nas atividade de recorte e colagem. Cuidado para que eles não cortem cabelos e roupas deles ou dos colegas.
  • Ao utilizar a tesoura, a criança desenvolve o uso bilateral das mãos: a mão dominante corta e a outra dá suporte, portanto deverá exercitar ao máximo as duas mãos.
Atividades de Recorte e Colagem

  • Recorte e Colagem - Formas geométricas variadas
Peça às crianças que recortem diferentes formas geométricas e colem aleatoriamente. O objetivo é fazer com que a criança se familiarize com as diferentes formas geométricas e comece a desenvolver o trabalho de composição e harmonia.
Ela desenvolverá a coordenação motora, a atenção, a noção de espaço, a relação com as cores e contrastes, a limpeza na elaboração do trabalho e a noção de proporção.

  • Recorte e Colagem com triângulos
Sugira que recortem triângulos de diferentes tamanhos e cores e montem uma composição abstrata. O objetivo é fazer com que o aluno entenda que qualquer figura geométrica que tenha três lados é um triângulo, independente do tamanho dos lados, dos ângulos ou da posição.
Neste trabalho, além de desenvolver as habilidades e conteúdos elencados na atividade “a”, também desenvolverá o trabalho de sobreposição e trabalho com monocromia.

  • Recorte e Colagem com quadrados e retângulos
Proponha que recortem quadrados de diferentes tamanhos e cores e montem uma composição abstrata.
Neste trabalho os alunos trabalharão as habilidades e conteúdos das atividades “a” e “b”. Trabalharão também com duas formas geométricas ao mesmo tempo (quadrados e retângulos). 
  • Recorte e Colagem com círculos
Peça que recortem círculos de diferentes tamanhos e cores e montem uma composição abstrata.
Recortar círculos para as crianças é mais difícil, portanto peça a elas que risquem utilizando tampinhas, embalagens redondas de tintas, etc.
Nesta atividade, apesar de ser uma composição abstrata, é importante que as crianças aprendam a centralizar um círculo no outro, colar outros na tangente, trabalhar com contrastes e abusar da criatividade. 


  • Recorte e Colagem - Figura geométrica decomposta
Oriente as crianças para que desenhem uma figura geométrica. Recorte.
Faça várias linhas na parte de trás da figura e recorte. As linhas podem ser retas, sinuosas, poligonais, mistas, etc. 
Cole as partes sobre a folha de base (cartolina) deixando um espaço entre elas. É muito importante que a criança não perca a forma inicial, isto é, se ela deixar de um lado mais espaço entre as partes que o outro, a figura vai se deformando e entortando, portanto é necessário bastante atenção para manter a forma inicial.
Essa atividade desenvolve a atenção visual, a direção e o espaçamento.

  • Recorte e Colagem – Figura fragmentada
Escolha uma figura de gibi, revista ou imprima da internet. Recorte-a em várias partes (figuras geométricas). Cole as partes sobre uma base (cartolina ou color set), deixando um espaço entre as partes.
Nesta atividade as crianças deverão prestar bastante atenção, é como um quebra-cabeças, portanto, se alguma parte for colocada fora do lugar, a figura inicial não se formará.

  • Recorte e Colagem – Mosaico
Nesta atividade as crianças deverão recortar papel de seda de várias cores e colar sobre uma base (cartolina). Para isso utilize a Cola bastão que é mais seca e não deixará os papéis úmidos e enrugados.
Em seguida, recorte um tronco de árvore e galhos no papel color set preto e cole sobre o mosaico. Por último, cole outros papéis como se fossem folhas, flores ou frutos.
Nestas produções as crianças trabalharão a composição, sobreposição e contraste. Se o tronco não for de uma cor totalmente diferente do mosaico feito na base, a proposta não acontecerá pois as cores se misturam visualmente.

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - DOMINÓ RECICLADO

DOMINÓ RECICLADO


Com 56 tampinhas, 7 pedaços de EVA de cores diferentes
Podem jogar até 4 crianças com 7 peças cada criança.
8 amarelos,8 laranjas, 8 vermelhos, 8 verdes, 8 roxos, 8 azuis, 8 pretos
AM –P
AM –AZ
AM –R
AM-VERD
AM-VERM
AM-L
AM-AM

L-P
L-AZ
L-R
L-VERD
L-VERM
L-L

R-P
R-AZ
R-VERD
R-VERM
R-R


VERD-P
VERD-AZ
VERD-VERM
VERD-VERD

VERM-P
VERM-AZ
VERM-VERM

AZ-P
AZ-AZ

P-P

OBJETIVOS
-          Ideal para crianças que estão trabalhando com cores


DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - PRATO DAS ORDENS

PRATO DAS ORDENS


Em um Prato de Plástico fazer a divisão de Unidades, Dezenas, Centenas e Milhar

 


             Ensinar as crianças sobre dezenas e unidades é um passo fundamental na aprendizagem de contar. Ao mesmo tempo, são divertidas ​​para os pequenos e os ajudam a se sentirem como se estivessem brincando enquanto aprendem lições valiosas sobre colocar valor.

 

                JOGO DE CONTAGEM


            Cada jogador lança o Dado e pega respectivamente no Saquinho de Grãos q  quantidade que saiu no Dado e joga os grãos no Prato das Ordem.
            O registro poderá ser realizado no papel, no ábaco, no material dourado, o professor irá fazer o planejamento que desejar.

            OBJETIVOS
 - Desenvolver o conceito de número, valor posicional dos algarismos, classe, ordem, posição, composição de números, entre outros
- Facilitar a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - PROF NARA - ÁBACO

ÁBACO

O mais simples pode ser composto de 4 hastes para encaixe denominando (M, C, D, U), e 20 tampinhas de garrafa pet coloridas (5 azuis, 5 vermelhas, 5 verdes, 5 amarelas).

Podemos usar caixa de pasta de dente, isopor, caixa de ovos, as hastes com palitos de churrasco, as tampinhas podem ser de garrafa pet ou também podemos utilizar qualquer outro material.


Na história da matemática o ábaco tem lugar de destaque, é um dos primeiros instrumentos de cálculo inventado pelo homem. Entre os inúmeros objetivos destacamos: desenvolver habilidades motoras, percepção espacial; auxilia no registro de uma contagem e contribui nas operações fundamentais.


Objetivos: 
- Demonstrar a construção da dezena, centena e do milhar;
- Reconhecer o valor relativo e absoluto dos algarismos;
- Identificar as trocas de 10 unidades para 1 dezena e vice-versa, de 10 dezenas para 1 centena e vice-versa e de 10 centenas para um milhar e vice-versa;
- Resolver adições e subtrações entre números naturais, através do seu valor relativo utilizando àbaco.

Materiais:
1 Ábaco para cada jogador, 3 Dados, lápis, papel e borracha.

Metodologia:
Os jogadores revezam-se cada um jogando após o outro. O primeiro jogador lança os três dados sendo o primeiro indicará o número de anéis que serão colocados na unidade, o segundo na dezena e o terceiro na centena. Assim procedem os demais jogadores tantas vezes que o professor determinar adicionando os anéis e sempre fazendo as trocas necessárias. Depois de determinar os lançamentos estabelecidos o professor sugere 2 ou 3 novas rodadas as quais serão somadas ou subtraídas do valor resultante de cada rodada.O vencedor será aquele que atingir o maior ou menor valor ao final do jogo.