TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SEUS PENSADORES
A educação toma como referência algumas correntes filosóficas, que norteiam o
fazer pedagógico, a partir de questionamentos, tais como: qual a finalidade da educação?
Que tipo de indivíduos queremos formar? O que pretende a sociedade? Que papéis devem
assumir os educadores e os educandos?
Todos os questionamentos requerem uma reflexão filosófica.
Há três tendências filosóficas para explicar a educação:
a redentora, a reprodutora e a transformadora.
A tendência redentora concebe a educação como um meio de manter a organização social e resgatá-lo quando for necessário. Um dos representantes dessa tendência é Comenius. Para ele, assim como outros pensadores, a educação tem um caráter salvacionista, é através dela que podemos proteger a humanidade dos possíveis desvios da sua essência.
A tendência reprodutora pressupõe que a educação reproduz a sociedade e as ideologias vigentes. A escola é considerada como um ambiente discriminatório, ela imprime ideologias das classes dominantes e, em vez de democratizar, ela reproduz as diferenças sociais e perpetua o status quo.
Podemos destacar como adeptos dessa tendência Louis Althusser, que classifica a escola como um aparelho ideológico de estado (AIE), e Pierre Bourdieu, que afirma que no processo de reprodução, a escola atua com a violência simbólica, ou seja, um tipo de agressão que não ocorre concretamente, com a utilização da força física, mas no campo dos discursos, das idéias, de maneira sutil.
A tendência transformadora, por sua vez, é crítica, busca compreender a educação como mediação de um projeto social. Ela tenta ser intermediária entre as tendências anteriores, pois não considera a educação de modo tão otimista quanto à redentora, nem tão pessimista como a reprodutora.
Os teóricos desta tendência admitem que a educação, agindo a partir dos condicionantes históricos, tem um papel ativo na sociedade. O pensador que se destaca na contemporaneidade á essa tendência é
Dermerval Saviani. Tendo como referência essas três linhas filosóficas, que definem a concepção de
homem, educação e sociedade, é que surgem as tendências pedagógicas, estas que definem os elementos didáticos que convergirão para o processo ensino-aprendizagem.
Concluímos, então, que existe estreita relação entre Educação, Pedagogia e Filosofia,
constatamos que a Pedagogia se delineia a partir de uma posição filosófica definida.
Em suma, as tendências pedagógicas surgem a partir das tendências filosóficas.
As tendências se dividem em duas grandes categorias:
Pedagogia Liberal ePedagogia Progressista.
Essas categorias advêm das tendências filosóficas que visitamos
anteriormente. Vamos á elas:
Progressista (Escola Novismo/Escola Nova) e Não diretiva. Genericamente, essa macrotendência
pressupõe a adaptação dos indivíduos aos valores e às normas vigentes na
sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual.
Na Pedagogia Progressista estão configuradas as Tendências: Libertária,
Libertadora e Crítico-Social. Nessa tendência a análise crítica do sistema capitalista,
sustentando as finalidades sociopolíticas da educação, rege os procedimentos
pedagógicos.
...lembrando também que seus melhores praticantes podem ser vistos como pessoas potencialmente perigosas aos vícios da sociedade!
ResponderExcluir