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A
Teoria de Aprendizagem Segundo Piaget
As teorias de Piaget tentam explicar
como se desenvolve a Inteligência nos seres humanos (Epistemologia Genética).
Suas teorias possuem bases científicas, pois experimentalmente comprovou suas
teses.
- A inteligência é um mecanismo de ADAPTAÇÃO do organismo a uma situação
nova, implicando na construção contínua de novas estruturas. Essa adaptação
refere-se ao mundo exterior onde os indivíduos se desenvolvem intelectualmente
a partir de exercícios oferecidos pelo meio que os cercam. A Adaptação é o
equilíbrio entre ASSIMILAÇÃO
(incorporação de novos conhecimentos a estrutura cognitiva) e ACOMODAÇÃO (reajuste nos esquemas de
ação produzido pelo novo conhecimento)
- O comportamento é uma interação com
o meio e o indivíduo (INTERACIONISTA),
portanto a inteligência como adaptação de novas situações está diretamente
relacionada desta interação do indivíduo com o meio. Quanto maior for esta
interação, mais inteligente será o indivíduo.
- O desenvolvimento do indivíduo
inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. A construção da
inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas encadeadas umas as outras. Essas
etapas chamam-se de Estágios de desenvolvimento.
- Os 4 ESTÁGIOS:
1°
Sensório-Motor (0 a 2 anos): Reflexos, não diferencia eu do meio; ela é o
centro; no fim do período (início da descentralização); considera-se como um
objeto entre os demais; manipulação de objetos; objetos começam a ter realidade
cognitiva além da realidade física.
2°
Pré- Operatório (2 a 7 anos, aproximadamente): Uso da linguagem; uso dos
símbolos e imagens mentais; pensamento (início) organizado; aspectos atraentes
(chamam atenção da criança); a perspectiva egocêntrica continua; suas
explicações são em função de suas experiências.
3°
Operatório Concreto (7 anos a 11 anos, aproximadamente): Descentralização
progressiva em relação a perspectiva egocêntrica; pensamento mais organizado; a
criança ganha precisão no contraste e comparação de objetos; ainda não sabe
operar com hipóteses; ela recorre a objetos e acontecimentos concretos do
presente, para antecipar o ausente.
4°
Operatório Formal (11 anos até a fase adulta): raciocínio com hipóteses
verbais; raciocínio hipotético-dedutivo; o adolescente atribui grande poder ao
seu próprio pensamento a sua capacidade de raciocinar formalmente e julga
muitas vezes que só ele está certo.
OBS:
A passagem de um período para outro não se dá de maneira abrupta.
Ocasionalmente indivíduos podem apresentar comportamentos de períodos
anteriores.
O que importa é a sucessão dos períodos
até chegar no pensamento formal, não a idade cronológica que isso acontece.
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