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PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Ensino e aprendizagem de Matemática
(B823p
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais : matemática /
Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :
MEC/SEF, 1997.
142p.
1. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Matemática :
Ensino de primeira à quarta série. I. Título.
CDU: 371.214 )
Primeiro Ciclo (1° e 2° ano)
As
crianças que ingressam no primeiro ciclo, tendo passado ou não pela pré-escola,
trazem consigo uma bagagem de noções informais sobre numeração, medida, espaço
e forma, construídas em sua vivência cotidiana. Essas noções matemáticas funcionarão como elementos de referência para
o professor na organização das formas de aprendizagem.
Ao
explorarem as situações-problema, os alunos deste ciclo precisam do apoio de
recursos como materiais de contagem (fichas, palitos, reprodução de cédulas e
moedas), instrumentos de medida, calendários, embalagens, figuras
tridimensionais e bidimensionais, etc.
Um
aspecto muito peculiar a este ciclo é a forte relação entre a língua materna e
a linguagem matemática. Se para a aprendizagem da escrita o suporte natural é a
fala, que funciona como um elemento de mediação na passagem do pensamento para
a escrita, na aprendizagem da Matemática a expressão oral também desempenha um
papel fundamental.
Falar
sobre Matemática, escrever textos sobre conclusões, comunicar resultados,
usando ao mesmo tempo elementos da língua materna e alguns símbolos
matemáticos, são atividades importantes para que a linguagem matemática não
funcione como um código indecifrável para os alunos.
Objetivos de Matemática para o primeiro ciclo
• Construir o significado do número natural a
partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando
situações-problema que envolvam contagens, medidas e códigos numéricos.
• Interpretar e produzir escritas numéricas,
levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de regularidades,
utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem
matemática.
• Resolver situações-problema e construir, a
partir delas, os significados das operações fundamentais, buscando reconhecer
que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo
problema pode ser resolvido pelo uso de diferentes operações.
• Desenvolver procedimentos de cálculo —
mental, escrito, exato, aproximado — pela observação de regularidades e de
propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados.
• Refletir sobre a grandeza numérica,
utilizando a calculadora como instrumento para produzir e analisar escritas.
• Estabelecer pontos de referência para
situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço, bem como para identificar
relações de posição entre objetos no espaço; interpretar e fornecer instruções,
usando terminologia adequada.
• Perceber semelhanças e diferenças entre
objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em
situações que envolvam descrições orais, construções e representações.
• Reconhecer grandezas mensuráveis, como
comprimento, massa, capacidade e elaborar estratégias pessoais de medida.
• Utilizar informações sobre tempo e
temperatura.
• Utilizar instrumentos de medida, usuais ou
não, estimar resultados e expressá-los por meio de representações não
necessariamente convencionais.
• Identificar o uso de tabelas e gráficos
para facilitar a leitura e interpretação de
nformações e construir formas pessoais de registro para comunicar
informações coletadas.expressá-los por meio de representações não
necessariamente convencionais.
• Identificar o uso de tabelas e gráficos
para facilitar a leitura e interpretação de informações e construir formas
pessoais de registro para comunicar informações coletadas.
Conteúdos de Matemática para o primeiro ciclo
No
primeiro ciclo as crianças estabelecem relações que as aproximam de alguns
conceitos, descobrem procedimentos simples e desenvolvem atitudes perante a
Matemática.
Os conhecimentos das crianças não estão
classificados em campos (numéricos, geométricos, métricos, etc.), mas sim
interligados.
Desse
modo, embora o professor tenha os blocos de conteúdo como referência para seu trabalho,
ele deve apresentá-los aos alunos deste ciclo da forma mais integrada possível.
Por outro lado, o trabalho a ser desenvolvido não pode ser improvisado, pois há
objetivos a serem atingidos. Uma abordagem adequada dos conteúdos supõe uma
reflexão do professor diante da questão do papel dos conteúdos e de como
desenvolvê-los para atingir os objetivos proposto
É
a partir dessas situações cotidianas que os alunos constroem hipóteses sobre o
significado dos números e começam a elaborar conhecimentos sobre as escritas
numéricas, de forma semelhante ao que fazem em relação à língua escrita.
As escritas numéricas podem ser apresentadas,
num primeiro momento, sem que seja
necessário compreendê-las e analisá-las pela
explicitação de sua decomposição em ordens e classes (unidades, dezenas e
centenas). Ou seja, as características do sistema de numeração são observadas,
principalmente por meio da análise das representações numéricas e dos
procedimentos de cálculo, em situações-problema.
No
primeiro ciclo, serão explorados alguns dos significados das operações,
colocando-se em
destaque a adição e a subtração, em função
das características da situação.
Diversas situações enfrentadas pelos alunos
não encontram nos conhecimentos aritméticos
elementos suficientes para a sua abordagem.
Para compreender, descrever e representar o mundo
em que vive, o aluno precisa, por exemplo,
saber localizar-se no espaço, movimentar-se nele,
dimensionar sua ocupação, perceber a forma e
o tamanho de objetos e a relação disso com seu uso.
Assim,
nas atividades geométricas realizadas no primeiro ciclo, é importante estimular
os
alunos a progredir na capacidade de
estabelecer pontos de referência em seu entorno, a situar-se
no espaço, deslocar-se nele, dando e
recebendo instruções, compreendendo termos como esquerda,
direita, distância, deslocamento, acima,
abaixo, ao lado, na frente, atrás, perto, para descrever
a posição, construindo itinerários. Também é
importante que observem semelhanças e diferenças
entre formas tridimensionais e bidimensionais,
figuras planas e não planas, que construam e
representem objetos de diferentes formas.
A
exploração dos conceitos e procedimentos relativos a espaço e forma é que
possibilita ao
aluno a construção de relações para a
compreensão do espaço a sua volta.
Não
é objetivo deste ciclo a formalização de sistemas de medida, mas sim levar a
criança a compreender o procedimento de medir, explorando para isso tanto
estratégias pessoais quanto ao uso de alguns instrumentos, como balança, fita
métrica e recipientes de uso freqüente. Também é interessante que durante este
ciclo se inicie uma aproximação do conceito de tempo e uma exploração do
significado de indicadores de temperatura, com os quais ela tem contato pelos
meios de comunicação. Isso pode ser feito a partir de um trabalho com relógios
de ponteiros, relógios digitais e termômetros.
A
finalidade não é a de que os alunos aprendam apenas a ler e a interpretar
representações gráficas, mas que se tornem capazes de descrever e interpretar
sua realidade, usando conhecimentos
matemáticos.
Neste
ciclo é importante que o professor estimule os alunos a desenvolver atitudes de
organização, investigação, perseverança. Além disso, é fundamental que eles
adquiram uma postura diante de sua produção que os leve a justificar e validar
suas respostas e observem que situações de erro são comuns, e a partir delas
também se pode aprender. Nesse contexto, é que o interesse, a cooperação e o
respeito para com os colegas começa a se constituir.
O
primeiro ciclo tem, portanto, como característica geral o trabalho com
atividades que
aproximem o aluno das operações, dos números,
das medidas, das formas e espaço e da organização
de informações, pelo estabelecimento de
vínculos com os conhecimentos com que ele chega à
escola. Nesse trabalho, é fundamental que o
aluno adquira confiança em sua própria capacidade
para aprender Matemática e explore um bom
repertório de problemas que lhe permitam avançar
no processo de formação de conceitos.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS
Números Naturais e Sistema de Numeração
Decimal
• Reconhecimento de números no contexto
diário.
• Utilização de diferentes estratégias para
quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa e
correspondência de agrupamentos.
• Utilização de diferentes estratégias para
identificar números em situações que envolvem contagens e medidas.
• Comparação e ordenação de coleções pela
quantidade de elementos e ordenação de grandezas pelo aspecto da medida.
• Formulação de hipóteses sobre a grandeza
numérica, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada
por eles na escrita numérica.
• Leitura, escrita, comparação e ordenação de
números familiares ou freqüentes.
• Observação de critérios que definem uma
classificação de números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas
em seriações (mais 1, mais 2, dobro, metade).
• Contagem em escalas ascendentes e
descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez,
etc., a partir de qualquer número dado.
• Identificação de regularidades na série
numérica para nomear, ler e escrever números menos freqüentes.
• Utilização de calculadora para produzir e
comparar escritas numéricas.
• Organização em agrupamentos para facilitar
a contagem e a comparação entre grandes coleções.
• Leitura, escrita, comparação e ordenação de
notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração
decimal (base,
valor posicional).
Operações com Números Naturais
• Análise, interpretação, resolução e formulação
de situações-problema,compreendendo alguns dos significados das operações, em
especial da adição e da subtração.
• Reconhecimento de que diferentes
situações-problema podem ser resolvidas por uma única operação e de que
diferentes operações podem resolver um mesmo problema.
• Utilização de sinais convencionais (+, -,
x, :, =) na escrita das operações. • Construção dos fatos básicos das operações
a partir de situaçõesproblema, para constituição de um repertório a ser
utilizado no cálculo.
• Organização dos fatos básicos das operações
pela identificação de regularidades e propriedades.
• Utilização da decomposição das escritas
numéricas para a realização do cálculo mental exato e aproximado.
• Cálculos de adição e subtração, por meio de
estratégias pessoais e algumas técnicas convencionais.
• Cálculos de multiplicação e divisão por
meio de estratégias pessoais.
• Utilização de estimativas para avaliar a
adequação de um resultado e uso de calculadora para desenvolvimento de
estratégias de verificação e controle de cálculos.
Espaço e Forma
• Localização de pessoas ou objetos no
espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de
posição.
• Movimentação de pessoas ou objetos no
espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de
direção e sentido.
• Descrição da localização e movimentação de
pessoas ou objetos no espaço, usando sua própria terminologia.
• Dimensionamento de espaços, percebendo
relações de tamanho e forma.
• Interpretação e representação de posição e
de movimentação no espaço a partir da análise de maquetes, esboços, croquis e
itinerários.
• Observação de formas geométricas presentes
em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem e de suas
características: arredondadas ou não, simétricas ou não, etc.
• Estabelecimento de comparações entre
objetos do espaço físico e objetos geométricos — esféricos, cilíndricos,
cônicos, cúbicos, piramidais, prismáticos — sem uso obrigatório de
nomenclatura.
• Percepção de semelhanças e diferenças entre
cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos,
esferas e círculos.
• Construção e representação de formas
geométricas.
Grandezas e Medidas
• Comparação de grandezas de mesma natureza,
por meio de estratégias
pessoais e uso de intrumentos de medida
conhecidos — fita métrica,
balança, recipientes de um litro, etc.
• Identificação de unidades de tempo — dia,
semana, mês, bimestre,
semestre, ano — e utilização de calendários.
• Relação entre unidades de tempo — dia,
semana, mês, bimestre, semestre, ano.
• Reconhecimento de cédulas e moedas que
circulam no Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de
seus valores.
• Identificação dos elementos necessários
para comunicar o resultado de uma medição e produção de escritas que
representem essa medição.
• Leitura de horas, comparando relógios
digitais e de ponteiros.
Tratamento da Informação
• Leitura e interpretação de informações
contidas em imagens.
• Coleta e organização de informações.
• Criação de registros pessoais para
comunicação das informações coletadas.
• Exploração da função do número como código
na organização de informações (linhas de ônibus, telefones, placas de carros,
registros de identidade, bibliotecas, roupas, calçados).
• Interpretação e elaboração de listas,
tabelas simples, de dupla entrada e gráficos de barra para comunicar a
informação obtida.
• Produção de textos escritos a partir da
interpretação de gráficos e tabelas.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
• Desenvolvimento de atitudes favoráveis para
a aprendizagem de Matemática.
• Confiança na própria capacidade para
elaborar estratégias pessoais diante de situações-problema.
• Valorização da troca de experiências com
seus pares como forma de aprendizagem.
• Curiosidade por questionar, explorar e
interpretar os diferentes usos dos
números, reconhecendo sua utilidade na vida
cotidiana.
• Interesse e curiosidade por conhecer
diferentes estratégias de cálculo.
• Valorização da utilidade dos elementos de
referência para localizar-se e identificar a localização de objetos no espaço.
• Sensibilidade pela observação das formas
geométricas na natureza, nas artes, nas edificações.
• Valorização da importância das medidas e
estimativas para resolver problemas cotidianos.
• Interesse por conhecer, interpretar e produzir
mensagens, que utilizam formas gráficas para apresentar informações.
• Apreciação da organização na elaboração e
apresentação dos trabalhos.
Critérios de avaliação de Matemática para o
primeiro ciclo
• Resolver
situações-problema que envolvam contagem e medida, significados das operações e
seleção de procedimentos de cálculo
• Ler e escrever
números, utilizando conhecimentos sobre a escrita posicional
• Comparar e
ordenar quantidades que expressem grandezas familiares aos alunos, interpretar
e expressar os resultados da comparação e da ordenação
• Medir, utilizando
procedimentos pessoais, unidades de medida não-convencionais ou convencionais
(dependendo da familiaridade) e instrumentos disponíveis e conhecidos
• Localizar a posição de uma pessoa ou um objeto no
espaço e identificar características nas formas dos objetos
Segundo Ciclo (3° e 4° Ano)
Muitos
dos aspectos envolvendo o processo de ensino e aprendizagem abordados no item
referente ao primeiro ciclo precisam também ser considerados pelos professores
do segundo ciclo.
Dentre esses aspectos, destaca-se a
importância do conhecimento prévio do aluno como ponto de partida para a
aprendizagem, do trabalho com diferentes hipóteses e representações que as
crianças produzem, da relação a ser estabelecida entre a linguagem matemática e
a língua materna e do uso de recursos didáticos como suporte à ação reflexiva
do aluno.
No
entanto, há outros aspectos a considerar, levando-se em conta que as
capacidades cognitivas dos alunos sofrem avanços significativos.
Eles
começam a estabelecer relações de causalidade, o que os estimula a buscar a
explicação das coisas (porquês) e as finalidades (para que servem). O
pensamento ganha maior flexibilidade, o que lhes possibilita perceber
transformações. A reversibilidade do pensamento permite a observação de que
alguns elementos dos objetos e das situações permanecem e outros se
transformam. Desse modo, passam a descobrir regularidades e propriedades
numéricas, geométricas e métricas. Também aumenta a possibilidade de
compreensão de alguns significados das operações e das relações entre elas.
Ampliam suas hipóteses, estendendo-as a contextos mais amplos.
Assim,
por exemplo, percebem que algumas regras, propriedades, padrões, que
identificam nos números que lhes são mais familiares, também valem para números
“maiores”.
Outro
ponto importante a destacar é o de que, por meio de trocas que estabelecem
entre si, os alunos passam a deixar de ver seus próprios pontos de vista como
verdades absolutas e a enxergar os pontos de vista dos outros, comparando-os
aos seus. Isso lhes permite comparar e analisar diferentes estratégias de
solução.
Objetivos de Matemática para o segundo ciclo
Neste ciclo, o ensino de Matemática deve
levar o aluno a:
• Ampliar o significado do número natural
pelo seu uso em situaçõesproblema e pelo reconhecimento de relações e
regularidades.
• Construir o significado do número racional
e de suas representações (fracionária e decimal), a partir de seus diferentes
usos no contexto social.
• Interpretar e produzir escritas numéricas,
considerando as regras do sistema de numeração decimal e estendendo-as para a
representação dos números racionais na forma decimal.
• Resolver problemas, consolidando alguns
significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações que
envolvam números naturais e, em alguns casos, racionais.
• Ampliar os procedimentos de cálculo —
mental, escrito, exato, aproximado — pelo conhecimento de regularidades dos
fatos fundamentais, de propriedades das operações e pela antecipação e
verificação de
resultados.
• Refletir sobre procedimentos de cálculo que
levem à ampliação do significado do número e das operações, utilizando a
calculadora como estratégia de verificação de resultados.
• Estabelecer pontos de referência para
interpretar e representar a localização e movimentação de pessoas ou objetos,
utilizando terminologia adequada para descrever posições.
• Identificar características das figuras
geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, por meio de
composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções.
• Recolher dados e informações, elaborar
formas para organizá-los e expressá-los, interpretar dados presentados sob forma de tabelas e gráficos e
valorizar essa linguagem como forma de comunicação.
• Utilizar diferentes registros gráficos —
desenhos, esquemas, escritas numéricas — como recurso para expressar idéias,
ajudar a descobrir formas de resolução e comunicar estratégias e resultados.
• Identificar características de
acontecimentos previsíveis ou aleatórios a partir de situações-problema,
utilizando recursos estatísticos e probabilísticos.
• Construir o significado das medidas, a
partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social e em
outras áreas do conhecimento e possibilitem a comparação de grandezas de mesma
natureza.
• Utilizar procedimentos e instrumentos de
medida usuais ou não, selecionando o mais adequado em função da
situação-problema e do grau de precisão do resultado.
• Representar resultados de medições, utilizando
a terminologia convencional para as unidades mais usuais dos sistemas de
medida, comparar com estimativas prévias e estabelecer relações entre
diferentes unidades de medida.
• Demonstrar interesse para investigar,
explorar e interpretar, em diferentes contextos do cotidiano e de outras áreas
do conhecimento, os conceitos e procedimentos matemáticos abordados neste
ciclo.
• Vivenciar processos de resolução de
problemas, percebendo que para resolvê-los é preciso compreender, propor e
executar um plano de solução, verificar e comunicar a resposta.
Conteúdos de Matemática para o segundo ciclo
No
segundo ciclo, os alunos ampliam conceitos já trabalhados no ciclo anterior
(como o de número natural, adição, medida, etc.), estabelecem relações que os
aproximam de novos conceitos (como o de número racional, por exemplo),
aperfeiçoam procedimentos conhecidos (contagem,
medições) e constroem novos (cálculos
envolvendo proporcionalidade, por exemplo).
Em
relação aos números naturais, os alunos têm oportunidade de ampliar idéias e
procedimentos relativos a contagem, comparação, ordenação, estimativa e
operações que os envolvem. Pela análise das regras de funcionamento do sistema
de numeração decimal, os alunospodem interpretar e construir qualquer escrita numérica,
inclusive a dos números racionais na forma decimal.
Neste
ciclo, são apresentadas aos alunos situações-problema cujas soluções não se
encontram
no campo dos números naturais,
possibilitando, assim, que eles se aproximem da noção de número racional, pela
compreensão de alguns de seus significados (quociente, parte-todo, razão) e de
suas representações, fracionária e decimal.
O
trabalho com Espaço e Forma centra-se, ainda, na realização de atividades
exploratórias do espaço. Mas é importante também que sejam incentivados a
trabalhar com representações do espaço, produzindo-as e interpretando-as. O
trabalho com malhas e diagramas, a exploração de guias e mapas podem constituir
um recurso para a representação do espaço.
Quanto
às formas, o professor estimula a observação de características das figuras
tridimensionais
e bidimensionais, o que lhes permite
identificar propriedades e, desse modo, estabelecer algumas classificações.
Em
relação às grandezas e medidas, os alunos deste ciclo podem compreender melhor
como se processa uma dada medição e que aspectos do processo de medição são
sempre válidos. Ou seja, percebem a necessidade de escolher uma certa
“unidade”, de comparar essa unidade com o objeto que estão medindo e de contar
o número de vezes que essa unidade foi utilizada.
Nesse
processo, descobrem que, dependendo da unidade escolhida, o resultado da
medição varia e há unidades mais adequadas que outras, em função do que se
pretende medir. Relações usuais (metro, centímetro, grama, quilograma, etc.)
são exploradas, sem, no entanto, exagerar no trabalho com conversões
desprovidas de significado prático (quilômetro para milímetro, por exemplo).
O trabalho com medidas evidencia as relações
entre sistemas decimais de medida, sistema monetário e sistema de numeração
decimal. Também neste ciclo serão ampliadas as noções referentes a tempo e
temperatura
A
produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas, e
a construção de gráficos e tabelas, com base em informações contidas em textos
jornalísticos e científicos, constituem um aspecto importante a que o professor
deve dar especial atenção. O segundo ciclo tem como característica geral o
trabalho com atividades que permitem ao aluno progredir na construção de
conceitos e procedimentos matemáticos.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTAIS
Números Naturais, Sistema de Numeração
Decimal e Números Racionais
• Reconhecimento de números naturais e
racionais no contexto diário.
• Compreensão e utilização das regras do
sistema de numeração decimal, para leitura, escrita, comparação e ordenação de
números naturais de qualquer ordem de grandeza.
• Formulação de hipóteses sobre a grandeza
numérica, pela observação daposição dos algarismos na representação decimal de
um número racional.
• Extensão das regras do sistema de numeração
decimal para compreensão, leitura e representação dos números racionais na
forma decimal.
• Comparação e ordenação de números racionais
na forma decimal.
• Localização na reta numérica, de números
racionais na forma decimal.
• Leitura, escrita, comparação e ordenação de
representações fracionárias de uso fre- qüente.
• Reconhecimento de que os números racionais
admitem diferentes (infinitas)
representações na forma fracionária.
• Identificação e produção de frações
equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas
escritas numéricas.
• Exploração dos diferentes significados das
frações em situações-problema: partetodo, quociente e razão.
• Observação de que os números naturais podem
ser expressos na forma fracionária.
• Relação entre representações fracionária e
decimal de um mesmo número racional.
• Reconhecimento do uso da porcentagem no
contexto diário.
Operações com Números Naturais e Racionais
• Análise, interpretação, formulação e
resolução de situações-problema, compreendendo diferentes significados das
operações envolvendo números naturais e racionais.
• Reconhecimento de que diferentes
situações-problema podem ser resolvidas por uma única operação e de que
diferentes operações podem resolver um mesmo problema.
• Resolução das operações com números
naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias
convencionais, com compreensão dos processos nelas envolvidos.
• Ampliação do repertório básico das
operações com números naturais para o desenvolvimento do cálculo mental e
escrito.
• Cálculo de adição e subtração de números
racionais na forma decimal, por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas
operatórias convencionais.
• Desenvolvimento de estratégias de
verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e da
calculadora.
• Decisão sobre a adequação do uso do cálculo
mental — exato ou aproximado — ou da técnica operatória, em função do problema,
dos números e das operações envolvidas.
• Cálculo simples de porcentagens.
Espaço e Forma
• Descrição, interpretação e representação da
posição de uma pessoa ou objeto no espaço, de diferentes pontos de vista.
• Utilização de malhas ou redes para
representar, no plano, a posição de uma pessoa ou objeto.
• Descrição, interpretação e representação da
movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço e construção de itinerários.
• Representação do espaço por meio de
maquetes.
• Reconhecimento de semelhanças e diferenças
entre corpos redondos, como a esfera, o cone, o cilindro e outros.
• Reconhecimento de semelhanças e diferenças
entre poliedros (como os prismas, as pirâmides e outros) e identificação de
elementos como faces, vértices e arestas.
• Composição e decomposição de figuras
tridimensionais, identificando diferentes possibilidades.
• Identificação da simetria em figuras
tridimensionais.
• Exploração das planificações de algumas
figuras tridimensionais.
• Identificação de figuras poligonais e
circulares nas superfícies planas das figuras tridimensionais.
• Identificação de semelhanças e diferenças
entre polígonos, usando critérios como número de lados, número de ângulos,
eixos de simetria, etc.
• Exploração de características de algumas figuras
planas, tais como: rigidez triangular, paralelismo e perpendicularismo de
lados, etc.
• Composição e decomposição de figuras planas
e identificação de que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras
triangulares.
• Ampliação e redução de figuras planas pelo
uso de malhas.
• Percepção de elementos geométricos nas
formas da natureza e nas criações artísticas.
• Representação de figuras geométricas.
Grandezas e Medidas
• Comparação de grandezas de mesma natureza,
com escolha de uma unidade de medida da mesma espécie do atributo a ser
mensurado.
• Identificação de grandezas mensuráveis no
contexto diário: comprimento, massa, capacidade, superfície, etc.
• Reconhecimento e utilização de unidades
usuais de medida como metro, centímetro, quilômetro, grama, miligrama,
quilograma, litro, mililitro, metro quadrado, alqueire, etc.
• Reconhecimento e utilização de unidades
usuais de tempo e de temperatura.
• Estabelecimento das relações entre unidades
usuais de medida de uma mesma grandeza.
• Reconhecimento dos sistemas de medida que
são decimais e conversões usuais, utilizando-as nas regras desse sistema.
• Reconhecimento e utilização das medidas de
tempo e realização de conversões simples.
• Utilização de procedimentos e instrumentos
de medida, em função do problema e da precisão do resultado.
• Utilização do sistema monetário brasileiro
em situações-problema.
• Cálculo de perímetro e de área de figuras
desenhadas em malhas quadriculadas e comparação de perímetros e áreas de duas
figuras sem uso de fórmulas.
Tratamento da Informação
• Coleta, organização e descrição de dados.
• Leitura e interpretação de dados
apresentados de maneira organizada (por meio de listas, tabelas, diagramas e
gráficos) e construção dessas representações.
• Interpretação de dados apresentados por
meio de tabelas e gráficos, para identificação de características previsíveis
ou aleatórias de acontecimentos.
• Produção de textos escritos, a partir da
interpretação de gráficos e tabelas, construção de gráficos e tabelas com base
em informações contidas em textos jornalísticos, científicos ou outros.
• Obtenção e interpretação de média
aritmética.
• Exploração da idéia de probabilidade em
situações-problema simples, identificando sucessos possíveis, sucessos seguros
e as situações de “sorte”.
• Utilização de informações dadas para
avaliar probabilidades.Identificação das possíveis maneiras de combinar
elementos de uma coleção e de contabilizá-las usando estratégias pessoais.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
• Confiança em suas possibilidades para
propor e resolver problemas.
• Perseverança, esforço e disciplina na busca
de resultados.
• Segurança na defesa de seus argumentos e
flexibilidade para modificálos.
• Respeito pelo pensamento do outro,
valorização do trabalho cooperativo e do intercâmbio de idéias, como fonte de
aprendizagem.
• Apreciação da limpeza, ordem, precisão e
correção na elaboração e na apresentação dos trabalhos.
• Curiosidade em conhecer a evolução
histórica dos números, de seus registros, de sistemas de medida utilizados por
diferentes grupos culturais.
• Confiança na própria capacidade para
elaborar estratégias pessoais decálculo, interesse em conhecer e utilizar
diferentes estratégias para calcular e os procedimentos de cálculo que permitem
generalizações e
precisão.
• Curiosidade em conhecer a evolução
histórica dos procedimentos e instrumentos de cálculo utilizados por diferentes
grupos culturais.
• Valorização da utilidade dos sistemas de
referência para localização no espaço.
• Sensibilidade para observar simetrias e
outras características das formas geométricas, na natureza, nas artes, nas
edificações.
• Curiosidade em conhecer a evolução
histórica das medidas, unidades de medida e instrumentos utilizados por
diferentes grupos culturais e reconhecimento da importância do uso adequado dos
instrumentos e
unidades de medida convencionais.
• Interesse na leitura de tabelas e gráficos
como forma de obter informações.
• Hábito em analisar todos os elementos
significativos presentes em uma representação gráfica, evitando interpretações
parciais e precipitadas.
Critérios de avaliação de Matemática para o
segundo ciclo
• Resolver
situações-problema que envolvam contagem, medidas, os significados das
operações, utilizando estratégias pessoais de resolução e selecionando
procedimentos e cálculo
• Ler, escrever
números naturais e racionais, ordenar números naturais e racionais na forma
decimal, pela interpretação do valor posicional de cada uma das ordens
• Realizar
cálculos, mentalmente e por escrito, envolvendo números naturais e racionais
(apenas na representação decimal) e comprovar os resultados, por meio de
estratégias de verificação
-Medir e fazer
estimativas sobre medidas, utilizando unidades e instrumentos de medida mais
usuais que melhor se ajustem à natureza da medição realizada
• Interpretar e
construir representações espaciais (croquis, itinerários,
maquetes),utilizando-se de elementos de referência e estabelecendo relações
entre eles
• Reconhecer e
descrever formas geométricas tridimensionais e bidimensionais
• Recolher dados
sobre fatos e fenômenos do cotidiano, utilizando procedimentos de organização,
e expressar o resultado utilizando tabelas e gráficos
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