2 O papel do professor na educação infantil
Cabe ao adulto
proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras, para que as crianças
possam desenvolver sua alta estima e suas capacidades.
Determinados aspectos
que fazem parte do cotidiano da escola infantil podem influenciar de maneira
importante o desenvolvimento das crianças.
É impossível vivenciar
o processo de ensino aprendizagem sem dialogar com os alunos, harmonizando
propostas e soluções, e conhecer o nível intelectual, social, de inteligência,
de conhecimento.
Nesse sentido no
desenvolvimento do ensino da matemática o professor deve favorecer o
desenvolvimento da comunicação, a partilha de raciocínios e provocar as
aprendizagens matemáticas, estando atento para conhecer e compreender os
processos mentais dos seus alunos.
2.1 Ações para compreender nível de
inteligência das crianças
Podemos por meio de
algumas Teorias apresentadas anteriormente, visualizar o nível de inteligência
das crianças podemos por meio de algumas teorias apresentadas anteriormente.
Sugerimos que seja realizado os Testes Piagetianos para conhecer o nível mental
dos alunos.
Por meio da aplicação
das Provas Piagetianas teremos condições de conhecer o funcionamento e o
desenvolvimento das funções lógicas das crianças.
Sua aplicação nos
permite investigar o nível cognitivo em que a criança se encontra e se há
defasagem em relação a sua idade cronológica. Também tem como objetivo
determinar o nível do pensamento da criança.
Exemplo: Uma criança
com dificuldade de aprendizagem poderá ter uma idade cognitiva diferente da
idade cronológica, sendo a causa de suas dificuldades de aprendizagem pois o
conteúdo está acima da sua capacidade cognitiva.
2.1.1 Testes Piagetianos
O Kit de Provas
Piagetianas é composto pelas 13 provas
que podem ser trabalhadas em vários níveis.
1- Conservação de pequenos Conjuntos Discretos
de Elementos; 11 circulos pequenos vermelhos, 11 círculos pequenos azuis;
2- Conservação da Superfície: 2 pranchas verdes
retangulares grandes, 16 quadrados vermelhos pequenos e 2 vaquinhas;
3- Conservação de Quantidade de Líquido: 2 copos
de tamanhos diferentes;
4- Conservação de Quantidade de matéria: 1 caixa
de massa de modelar com 6 unidades;
5- Conservação de Peso: 1 balança;
6- Conservação de Volume: Copos
7- Conservação de Comprimento: cordões de
tamanhos diferentes;
8- Mudança de Critério: 1 caixa de papelão, 6
círculos pequenos azuis, 6 círculos grandes azuis, 6 círculos grandes
vermelhos, 6 círculos pequenos vermelhos, 6 quadrados pequenos vermelhos, 6
quadrados grandes vermelhos, 6 quadrados pequenos azuis, 6 quadrados grandes
azuis;
9- Inclusão de Classes: 10 margaridas, 3 rosas,
10 tartarugas e 3 camelos;
10- Intersecção de Classes: 5 círculos pequenos
azuis, 5 círculos pequenos vermelhos, 5 quadrados vermelhos, 1 prancha grande
de cor cinzacom desenho de círculos com interscção (preto e amarelo);
11- Seriação de palitos: uma série de 11 palitos
graduados;
12- Combinação de Fichas; 6 círculos de cores
diferentes (exceto azul e vermelha);
13- Predição: 36 círculos de 4 cores diferentes
(18, 10, 7 e 1 de cada cor).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Façam sugestões e comentários para sempre estarmos aprimorando nosso Blog.