A Teoria de Aprendizagem Segundo
Vigotsky
Vigotsky
diz que a relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas é mediada por
sistemas simbólicos, em que a linguagem ocupa papel central pois é através dela
que o sujeito é capaz de abstrair e generalizar o pensamento.
O uso da linguagem como instrumento
de pensamento supõe um processo de Internalização da linguagem. Para Vigotsky,
primeiro a criança utiliza a fala socializada, para se comunicar. Só mais tarde
é que ela passará a usá-la como instrumento de pensamento.
A criança apresenta níveis em seu
processo de desenvolvimento, chamando-as de Zonas
- ZONA DE DESENVOLVIMENTO REAL: refere-se as etapas já alcançadas
pela criança, coisas que ela já conseguiu fazer sozinha, sem ajuda de outras
pessoas.
- ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: diz respeito a capacidade de
desempenhar tarefas com ajuda dos outros.
Para Vigotsky a Zona de
Desenvolvimento Real e proximal consiste na distância entre eles, cabendo à
escola fazer a criança avançar na compreensão do mundo a partir do
desenvolvimento já consolidado e o professor tem o papel de intervir na Zona de
Desenvolvimento Proximal, provocando avanços que não ocorreriam
espontaneamente.
Relação de ordem
|
Operações
topológicas
(dentro, fora, em
cima, em baixo)
|
Operações
Euclidianas
(medidas, espaço
métrico, comprimento, massa e volume)
|
Operações
Infralógicas
(Conservação,
massa, peso, volume)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Façam sugestões e comentários para sempre estarmos aprimorando nosso Blog.