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CONSTANCE KAMII E AS SITUAÇÕES PARA ENSINAR
NÚMEROS
A
autora Constace Kamii comenta a relação da criança e do número, comenta sobre
Piaget e da importância dos níveis de conhecimento.
‘A
matemática é considerada como resultado do processo mental da criança em
relação que o mundo que o cerca, ganhando capacidade de arranjar, ordenar,
incluir, classificar e assim conhecer progressivamente a seqüência numérica.
O
conceito do número não pode ser ensinado, mas construído pela própria criança.
O professor deve aproveitar situações do dia-a-dia para que isso ocorra.
Algumas
pessoas acreditam que a criança aprende
o conceito do número ao abstrair a propriedade do número a partir de vários
conjuntos, da mesma maneira que ideais de cor, tamanho e forma.
Para
Piaget a idéia de cor, tamanho e forma é uma abstração empírica (baseado nas
experiências), e a idéia de número é uma abstração reflexiva, que são formas
totalmente diferentes de abstração.
Na
abstração empírica, tudo que a criança faz é focalizar uma certa propiedade do
objeto e ignorar as outras, e na abstração reflexiva envolve a construção de
relações entre os objetos.
Durante
os estágios Sensório-Motor e pré-Operatório a abstração reflexiva não pode
acontecer independente da empírica, mais tarde entretanto ela poderá ocorrer
sem depender desta última.
A
criança deve colocar todos os tipos de conteúdos (objetos, eventos e ações) dentro
de todos os tipos de relações para chegar a construir o número. A distinção
entre os 2 tipos de abstração pode parecer importante enquanto a criança está
aprendendo os pequenos números. Contudo quando ela prossegue em direção aos
números maiores, fica claro que é impossível aprender cada número até o
infinito através da abstração empírica a partir de conjuntos de objetos ou
figuras.
Não é necessário que a criança coloque os objetos numa
ordem espacial para arranja-las numa relação organizada. O importante é que
possa ordená-las mentalmente. Para quantificar objetos como um grupo, a criança
deve colocá-los numa relação de inclusão hierárquica (1 em 2, 2 em 3, etc).
Os educadores devem favorecer o desenvolvimento de
estruturas e não tentar ensinar as crianças a darem respostas certas.Há certas
coisas que um professor pode fazer para encorajar a criança a pensar, colocar
coisas em relação, estimulando o desenvolvimento da estrutura e a autonomia da
criança.
Pesquisas
mostram que o meio pode agilizar ou retardar o desenvolvimento
lógico-matemático. E que ainda é um mistério como precisamente a criança
constrói o número.
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