sábado, 14 de março de 2015

1 A Teoria de Aprendizagem Segundo Piaget

1     A Teoria de Aprendizagem Segundo Piaget
            As teorias de Piaget tentam explicar como se desenvolve a Inteligência nos seres humanos (Epistemologia Genética). Suas teorias possuem bases científicas, pois experimentalmente comprovou suas teses.
            - A inteligência é um mecanismo de ADAPTAÇÃO do organismo a uma situação nova, implicando na construção contínua de novas estruturas. Essa adaptação refere-se ao mundo exterior onde os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios oferecidos pelo meio que os cercam. A Adaptação é o equilíbrio entre ASSIMILAÇÃO (incorporação de novos conhecimentos a estrutura cognitiva) e ACOMODAÇÃO (reajuste nos esquemas de ação produzido pelo novo conhecimento)
            - O comportamento é uma interação com o meio e o indivíduo (INTERACIONISTA), portanto a inteligência como adaptação de novas situações está diretamente relacionada desta interação do indivíduo com o meio. Quanto maior for esta interação, mais inteligente será o indivíduo.
            - O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. A construção da inteligência dá-se portanto em etapas sucessivas encadeadas umas as outras. Essas etapas chamam-se de Estágios de desenvolvimento.
            - Os 4  ESTÁGIOS:
            1° Sensório-Motor (0 a 2 anos): Reflexos, não diferencia eu do meio; ela é o centro; no fim do período (início da descentralização); considera-se como um objeto entre os demais; manipulação de objetos; objetos começam a ter realidade cognitiva além da realidade física.
            2° Pré- Operatório (2 a 7 anos, aproximadamente): Uso da linguagem; uso dos símbolos e imagens mentais; pensamento (início) organizado; aspectos atraentes (chamam atenção da criança); a perspectiva egocêntrica continua; suas explicações são em função de suas experiências.
            3° Operatório Concreto (7 anos a 11 anos, aproximadamente): Descentralização progressiva em relação a perspectiva egocêntrica; pensamento mais organizado; a criança ganha precisão no contraste e comparação de objetos; ainda não sabe operar com hipóteses; ela recorre a objetos e acontecimentos concretos do presente, para antecipar o ausente.
            4° Operatório Formal (11 anos até a fase adulta): raciocínio com hipóteses verbais; raciocínio hipotético-dedutivo; o adolescente atribui grande poder ao seu próprio pensamento a sua capacidade de raciocinar formalmente e julga muitas vezes que só ele está certo.
            OBS: A passagem de um período para outro não se dá de maneira abrupta. Ocasionalmente indivíduos podem apresentar comportamentos de períodos anteriores.

            O que importa é a sucessão dos períodos até chegar no pensamento formal, não a idade cronológica que isso acontece.

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