sábado, 14 de março de 2015

TESTES PIAGETIANOS

2  O papel do professor na educação infantil

            Cabe ao adulto proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras, para que as crianças possam desenvolver sua alta estima e suas capacidades. 
            Determinados aspectos que fazem parte do cotidiano da escola infantil podem influenciar de maneira importante o desenvolvimento das crianças.
            É impossível vivenciar o processo de ensino aprendizagem sem dialogar com os alunos, harmonizando propostas e soluções, e conhecer o nível intelectual, social, de inteligência, de conhecimento.
            Nesse sentido no desenvolvimento do ensino da matemática o professor deve favorecer o desenvolvimento da comunicação, a partilha de raciocínios e provocar as aprendizagens matemáticas, estando atento para conhecer e compreender os processos mentais dos seus alunos.

                        2.1 Ações para compreender nível de inteligência das crianças

            Podemos por meio de algumas Teorias apresentadas anteriormente, visualizar o nível de inteligência das crianças podemos por meio de algumas teorias apresentadas anteriormente. Sugerimos que seja realizado os Testes Piagetianos para conhecer o nível mental dos alunos.
            Por meio da aplicação das Provas Piagetianas teremos condições de conhecer o funcionamento e o desenvolvimento das funções lógicas das crianças.
            Sua aplicação nos permite investigar o nível cognitivo em que a criança se encontra e se há defasagem em relação a sua idade cronológica. Também tem como objetivo determinar o nível do pensamento da criança.
            Exemplo: Uma criança com dificuldade de aprendizagem poderá ter uma idade cognitiva diferente da idade cronológica, sendo a causa de suas dificuldades de aprendizagem pois o conteúdo está acima da sua capacidade cognitiva.

                                    2.1.1 Testes Piagetianos

            O Kit de Provas Piagetianas é composto pelas 13  provas que podem ser trabalhadas em vários níveis.
1-    Conservação de pequenos Conjuntos Discretos de Elementos; 11 circulos pequenos vermelhos, 11 círculos pequenos azuis;
2-    Conservação da Superfície: 2 pranchas verdes retangulares grandes, 16 quadrados vermelhos pequenos e 2 vaquinhas;
3-    Conservação de Quantidade de Líquido: 2 copos de tamanhos diferentes;
4-    Conservação de Quantidade de matéria: 1 caixa de massa de modelar com 6 unidades;
5-    Conservação de Peso: 1 balança;
6-    Conservação de Volume: Copos
7-    Conservação de Comprimento: cordões de tamanhos diferentes;
8-    Mudança de Critério: 1 caixa de papelão, 6 círculos pequenos azuis, 6 círculos grandes azuis, 6 círculos grandes vermelhos, 6 círculos pequenos vermelhos, 6 quadrados pequenos vermelhos, 6 quadrados grandes vermelhos, 6 quadrados pequenos azuis, 6 quadrados grandes azuis;
9-    Inclusão de Classes: 10 margaridas, 3 rosas, 10 tartarugas e 3 camelos;
10- Intersecção de Classes: 5 círculos pequenos azuis, 5 círculos pequenos vermelhos, 5 quadrados vermelhos, 1 prancha grande de cor cinzacom desenho de círculos com interscção (preto e amarelo);
11- Seriação de palitos: uma série de 11 palitos graduados;
12- Combinação de Fichas; 6 círculos de cores diferentes (exceto azul e vermelha);

13- Predição: 36 círculos de 4 cores diferentes (18, 10, 7 e 1 de cada cor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam sugestões e comentários para sempre estarmos aprimorando nosso Blog.