terça-feira, 3 de março de 2015

Vigotsky

A Teoria de Aprendizagem Segundo Vigotsky
            Vigotsky diz que a relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas é mediada por sistemas simbólicos, em que a linguagem ocupa papel central pois é através dela que o sujeito é capaz de abstrair e generalizar o pensamento.
            O uso da linguagem como instrumento de pensamento supõe um processo de Internalização da linguagem. Para Vigotsky, primeiro a criança utiliza a fala socializada, para se comunicar. Só mais tarde é que ela passará a usá-la como instrumento de pensamento.
            A criança apresenta níveis em seu processo de desenvolvimento, chamando-as de Zonas
            - ZONA DE DESENVOLVIMENTO REAL: refere-se as etapas já alcançadas pela criança, coisas que ela já conseguiu fazer sozinha, sem ajuda de outras pessoas.
            - ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: diz respeito a capacidade de desempenhar tarefas com ajuda dos outros.
          Para Vigotsky a Zona de Desenvolvimento Real e proximal consiste na distância entre eles, cabendo à escola fazer a criança avançar na compreensão do mundo a partir do desenvolvimento já consolidado e o professor tem o papel de intervir na Zona de Desenvolvimento Proximal, provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente.
Relação de ordem
Operações topológicas
(dentro, fora, em cima, em baixo)

Operações Euclidianas
(medidas, espaço métrico, comprimento, massa e volume)
Operações Infralógicas
(Conservação, massa, peso, volume)

 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam sugestões e comentários para sempre estarmos aprimorando nosso Blog.