terça-feira, 3 de março de 2015

CONSTANCE KAMII

3     CONSTANCE KAMII E AS SITUAÇÕES PARA ENSINAR NÚMEROS

            A autora Constace Kamii comenta a relação da criança e do número, comenta sobre Piaget e da importância dos níveis de conhecimento.
            ‘A matemática é considerada como resultado do processo mental da criança em relação que o mundo que o cerca, ganhando capacidade de arranjar, ordenar, incluir, classificar e assim conhecer progressivamente a seqüência numérica.
            O conceito do número não pode ser ensinado, mas construído pela própria criança. O professor deve aproveitar situações do dia-a-dia para que isso ocorra.
            Algumas pessoas  acreditam que a criança aprende o conceito do número ao abstrair a propriedade do número a partir de vários conjuntos, da mesma maneira que ideais de cor, tamanho e forma.
            Para Piaget a idéia de cor, tamanho e forma é uma abstração empírica (baseado nas experiências), e a idéia de número é uma abstração reflexiva, que são formas totalmente diferentes de abstração.
            Na abstração empírica, tudo que a criança faz é focalizar uma certa propiedade do objeto e ignorar as outras, e na abstração reflexiva envolve a construção de relações entre os objetos.
            Durante os estágios Sensório-Motor e pré-Operatório a abstração reflexiva não pode acontecer independente da empírica, mais tarde entretanto ela poderá ocorrer sem depender desta última.
            A criança deve colocar todos os tipos de conteúdos (objetos, eventos e ações) dentro de todos os tipos de relações para chegar a construir o número. A distinção entre os 2 tipos de abstração pode parecer importante enquanto a criança está aprendendo os pequenos números. Contudo quando ela prossegue em direção aos números maiores, fica claro que é impossível aprender cada número até o infinito através da abstração empírica a partir de conjuntos de objetos ou figuras.
            Não é necessário que a criança coloque os objetos numa ordem espacial para arranja-las numa relação organizada. O importante é que possa ordená-las mentalmente. Para quantificar objetos como um grupo, a criança deve colocá-los numa relação de inclusão hierárquica (1 em 2, 2 em 3, etc).
            Os educadores devem favorecer o desenvolvimento de estruturas e não tentar ensinar as crianças a darem respostas certas.Há certas coisas que um professor pode fazer para encorajar a criança a pensar, colocar coisas em relação, estimulando o desenvolvimento da estrutura e a autonomia da criança.

            Pesquisas mostram que o meio pode agilizar ou retardar o desenvolvimento lógico-matemático. E que ainda é um mistério como precisamente a criança constrói o número. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam sugestões e comentários para sempre estarmos aprimorando nosso Blog.